terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Quais perguntas são mais comuns em uma entrevista?



“Conte-me um pouco sobre você”

É comum o candidato contar sobre sua “Vida Pessoal” quando essa pergunta surge. Nunca cometa esse erro, caso essa pergunta surja conte ao entrevistador suas experiências, realizações, conquistas tudo voltado para o seu profissional.
Caso não tenha experiência profissional conte ao entrevistador sobre sua vida acadêmica.

“Oque você espera para o seu futuro?”

Essa é outra pergunte onde o candidato começa contar o seus desejos pessoais. Procure responder sobre um cargo que deseje exercer em uma empresa, por exemplo:

Entrevistador -->  Oque você espera para o seu futuro?
 Candidato --> A cada experiência nova procuro crescer como profissional, assim em um futuro próximo estarei na Diretoria de uma grande empresa.   

Lembre-se esse é só um exemplo, diga o cargo que deseje exercer. Caso o entrevistador insista na pergunta se lembre do por que deseja exercer esse cargo.

"Me conte uma Qualidade e um Defeito."

Qualidade: Procure falar sobre algo que te diferencie como profissional, Sempre de uma resposta que force o entrevistador a lhe fazer uma pergunta, assim você terá a oportunidade de contar um pouco mais sobre você. Por exemplo:

Entrevistador --> Me conte a sua maior Qualidade.
Candidato --> Nervosismo 
Entrevistador --> Por que você acha que o Nervosismo é a sua maior qualidade
Candidato --> Quando tenho que falar em publico, exercer uma função importante ou conversar com um cliente eu me preparo para que não cometer nenhum erro que possa manchar o nome da empresa ou o meu.

Obs.: Tome cuidado para não exagerar na hora
de responder, pois o entrevistador não se 
sentira convencido com a sua resposta.

Defeito: Essa é a parte onde muitos candidatos acabam dizendo algo que não deveria, então pense em um defeito que você já esteja superando, algo que não incomode mais as pessoas a sua volta. Na hora de falar sempre use palavras positivas, que sugiram que você não tenha mais esse defeito ou que esse defeito tenha se tornado qualidade.  Por exemplo:

Entrevistador --> Conte-me  um Defeito 
Candidato --> Eu era muito bagunceiro, mas hoje em dia eu organizo o ambiente a minha volta de um jeito que eu possa ter fácil acesso ao que preciso e que se mantenha tudo organizado.  

Obs.: Nunca diga algo que vá manchar a sua imagem, 
diga o seu Defeito  de uma forma positiva, mostrando
que você o transformou em uma Qualidade.




Independente da pergunte, sempre responda com clareza, de uma forma curta, que demonstre as suas reais intenções. Nunca, por mais que queira a vaga, minta em uma entrevista, pois ao ser aceito a empresa lhe dará as funções que esta no seu currículo e as que foram discutidas na entrevista.   



Nenhum comentário: