sexta-feira, 10 de abril de 2015

Secunda Aula Excel Básico

               Montando uma Tabela

               Ao montar uma Tabela você precisa levar em consideração a “Necessidade”, a “Utilidade”   e a “Aplicação”.
       Procure sempre pensar no “Motivo” de estar montando uma tabela e como ela irá facilitar sua vida. Hoje iremos montar uma tabela básica usando algumas formulas bem simples e com uma formatação simples .

Título


1-      Na célula B2 acrescente o nome da tabela “Controle de Gastos Anual”


2-      Selecione da Célula B2 á G2.


3-      Agora vá ao menu Alinhamento e clique na opção Mesclar e Centralizar




Critérios

1-      Na celula B3 escreva o critério Produto


2-      Na celula C3 escreva o critério Qtd. (Quantidade)


3-      Na celula D3 escreva o critério Valor




4-      Na celula E3 escreva o critério Valor Semanal 


Obs.: Não esqueça de aumentar o tamanho da coluna

5-      Na celula F3 escreva o critério Valor Mensal 


Obs.: Não esqueça de aumentar o tamanho da coluna

6-      Na celula G3 escreva o critério Valor Anual 



Obs.: Não esqueça de aumentar o tamanho da coluna

               Cada critério que acrescentamos na linha 3 irá separar o conteúdo e dar sentido a tabela. Lembre-se essa é uma tabela simples usada para entender melhor o Excel.

Conteúdo

1-       Preencha o Critério Produto com 5 produtos que você compra por semana.

Obs.: Os modelos apresentados a seguir
Serão utilizados para Exemplos para
Melhor entender a tabela.


2-      Preencha o Critério Qtd. Com a quantidade de produtos que você compra na semana 


3-      Preencha o Critério Valor com o valor da Unidade ( não o valor total )



Inserindo Formula “Multiplicação”

Na célula E4 Repita os seguintes passos:

1-      Sinal de Igual ( = ).
   2-      Clique na Célula C4.
        3-      Aperte o Asterisco ( * ).
   4-      Clique na Célula D4.


Aperte “Enter” para Confirmar.

               O asterisco ( * ) esta sendo representado na formula como sinal de multiplicação. A formula esta multiplicando o Qtd. ( Celula C4 ) com o Valor ( Celula D4 ).
Agora repita a formula no produtos abaixo.


Após ter repetido as formulas nas demais linhas, selecione os resultados, vá ate o menu Numero e troque o formato do numero para Moeda .


A baixo do critério Valor Mensal, na celula F4 acrescente a seguinte formula:

1-      Sinal de Igual ( = )
  2-      Clique na Célula E4
               3-      Acrescente o Asterisco ( * )
         4-      Acrescente o numero 4 


Aperte a tecla “Enter” para confirmar, depois repita nos demais produto.
Repita a formula nos demais produtos.

A baixo do critério Valor Anual, na celula G4 acrescente a seguinte formula:

1-      Sinal de Igual ( = )
  2-      Clique na Célula F4
               3-      Acrescente o Asterisco ( * )
         4-      Acrescente o numero 12


Formatando a Tabela

1-      Selecione da Célula B3 até G8


Ao selecionar a tabela você poderá mexer na Fonte, Alinhamento, etc.

Menu Fonte













Não se esqueça de formatar o título também.


Você também pode mexer no Alinhamento da tabela 


Ao deixar o conteúdo da tabela Centralizado, você irá dar um destaque maior ao conteúdo.

Inserindo Formular “Soma”

Na célula D10 escreva “Valor Total


             Na celula E10 acrescente:

     1-      Sinal de Igual ( = )
2-      Escreva “soma”
3-      Abra parenteses
                                             4-      Clique segure e arraste da Celula E4 até a E8

Essa formula irá somar um intervalo de Celulas ( varias de uma só vez ), definindo
 o inicio da soma e o final ( onde começa e onde termina ).


Repita o mesmo processo na celula F10  e G10

Repare que na Celula E10 esta o resultado do Total de Gastos Semanal, Na Celula F10 esta o resultado do Total de Gastos Mensal e Celula G10 esta o resultado do Total de Gastos Anual.                

Continuando...

Na celula I3 escreva “Renda Mensal”, ao lado coloque sua Renda ( Salario do mês )


Na Celula I4 escreva “Gastos Total Mensal”, ao lado acrescente:

1-       Sinal de Igual ( = )
                             2-      Clique na Celula F10 e aperte “Enter”


Na celula I6 escreva “Saldo Total”


Obs.: “Renda” é o seu salario, quanto você gasta por mês.
                                                 “Saldo” é o dinheiro que lhe sobrou ou que tem guardado.

                  Agora  na Celula  J6 escreva:
1-      Sinal de Igual ( = )
2-      Clique na Celula J3
3-      Sinal de Menos ( - )
4-      Clique na Celula J4


Essa seria sua tabela final





Nenhum comentário: